MCIA - Equipe de Manobra e Combate a Incêndio de Aviação

Com o Treinamento Seal em Equipe de Manobra e Combate a Incêndio de Aviação irá habilitar tripulantes de navios mercantes e plataformas de prospecção de petróleo para o exercício das funções relacionadas com o apoio às operações com helicópteros e segurança de voo, conforme previsto na Norma da Autoridade Marítima para Embarcações de Navegação em Mar Aberto (NORMAM – 01).

Prepararemos equipes para orientar, apoiar e prestar socorro e combate a incêndio na operação de aeronaves em helipontos (BOMBAV) Curso autorizado pela Marinha do Brasil e credenciado pela Petrobras.

Carga Horária 40h Periodicidade Semanal - Solicitações de segunda a quinta-feira da semana anterior ao curso. Mínimo de 10 alunos por turma.
Pré-requisitos

Atestado médico que comprove boa saúde física e mental, apresentação de certificado de conclusão do Ensino Médio ou Curso Técnico - para habilitação de ALPH, certificado de conclusão do ensino Fundamental - para habilitação de BOMBAV.

Público Alvo O treinamento destina-se a profissionais atuantes como Homens de Área, Plataformistas, Técnicos de Segurança e pessoas interessadas em trabalhar em helipontos, aeroportos de pequeno e médio porte e locais onde possuam operações com aeronaves.

Objetivo Capacitar equipes de apoio em heliponto, dentro dos padrões técnicos de segurança exigidos nas operações com aeronaves em navios e plataformas, eliminando e prevenindo riscos de acidentes ou incidentes aeronáuticos durante o pouso ou decolagem de aeronaves.

Conteúdo Programático

  • NORMAM-27
  • Gerenciamento de Segurança e Filosofia do SIPAER
  • Conhecimentos Básicos de Aerodinâmica
  • Combate a Incêndio no Heliponto
  • Noções de Primeiros Socorros
  • Atividades da EMCIA
  • Comunicações
  • Familiarização de Helicópteros Utilizados em Operação Offshore

Outros Treinamentos

CBSP (Curso Básico de Segurança de Plataformas)

Imagem com Grupo de alunos, com 7 integrantes, combatendo fogo controlado no curso de CBSP.

Treinamento homologado pela Marinha do Brasil em CBSP da Seal irá qualificar o aluno, não aquaviário, para as tarefas a bordo.

SOBREVIVÊNCIA NO MAR

Imagem de aluno, dentro de piscina, realizando treinamento de Sobrevivência no Mar.

O Treinamento de Sobrevivência no Mar da Seal tem como missão transmitir conhecimentos que capacitarão os participantes.

CACI (Combate a Incêndio Avançado)

Imagem de grupo de alunos, 7 integrantes, sendo supervisionados durante treinamento de Combate de Incêndio Avançado.

O Treinamento em CACI da Seal irá qualificar o aluno, não acquaviário, para as tarefas de prevenção e combate avançado de incêndio a bordo.

PRIMEIROS SOCORROS

Imagem com alunos realizando o treinamento de Primeiros Socorros.

Saber reagir em uma situação de emergência é um dos aspectos mais importantes que todas pessoas deveriam aprender.

Veja outros Cursos